segunda-feira, 17 de maio de 2010

Por onde anda Corso?


Olá!
Pessoal que acompanha a Expedição Conectando!
Angelo Corso mandou novidades e eis que aqui estão:

TRANSAMAZÔNICA
Corso pedalará de Belém a Itaituba pela transamazônica exatamente no período das chuvas, lá alguns carros chegam com lama até o teto, está preparado para empurrar e até carregar a bicicleta nas costas, passará pelos Municípios de Moju, Igarapé- Miri, Tailândia, Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí, Novo Repartimento, Pacajá, Anapú, Belo Monte do Pontal, Vitória do Xingu, Altamira, Brasil Novo, Medicilandia, Área Indígena Arara, Uruará, Placas, Rurópolis e Itaituba (Parque Nacional da Amazônia) e vários vilarejos e comunidades isoladas.

CAIAQUE – Rio Tapajó
Em Itaituba começa a fase fluvial da expedição, Corso substituirá a bicicleta pelo Caiaque e remará pelo Rio Tapajós de Itaituba até Santarém, passando pela Floresta Nacional do Tapajós, Aveiro, Belterra, Porto Novo, Alter do Chão – Santarém e inúmeras comunidades ribeirinhas e indígenas.

CONTRA CORRENTE, INVERNO e PERÍODO DE CHUVAS – Rio Amazonas.
Muitas pessoas remam pelo Rio Amazonas, mas sempre a favor da corrente. Em Santarém inicia-se a fase mais delicada e difícil, remar pelo Rio Amazonas de Santarém até Manaus contra a correnteza e no período das chuvas, época em que o volume das águas é muito mais denso e as correntes ficam mais fortes o que exigirá do expedicionário muita técnica, paciência, força física e resistência.
Corso passará por Ilha Grande de Tapará, Ilha Araparí, Óbitos, Oriximiná, Terra Santa, Parintins, Urucurá, Itapiranga, Itacoatiara, Amatari, Careiro da Várzea além de diversas comunidades indígenas e ribeirinhas até chegar a Manaus.

RIO NEGRO – CONTRA CORRENTE
Pelo Rio Negro de Manaus até São Gabriel da Cachoeira o percurso também será contra correnteza e neste trecho o isolamento ainda é muito maior, o expedicionário percorrerá longas distâncias sem qualquer sinal de habitação, pois quanto mais para o norte mais isolada é a região.
Percorrendo uma distância de mais de 1.000 km, apenas neste trecho, até atingir o Município de São Gabriel da Cachoeira, município base para atingir o Pico da Neblina, o pico mais alto do Brasil e que faz fronteira com a Venezuela.
Ângelo Corso passará ainda por Ponta Negra, Santa Maria, Novo Airão, Santo Antonio, Parque Nacional do Jaú, Reserva Indígena Waimiri Atraori, Moura, Carvoeiro, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e finalmente São Gabriel.

PICO DA NEBLINA – mais alto do país.

Corso vai até o Pico da Neblina que está situado na serra do Imeri, norte do Amazonas, fronteira com a Venezuela. Com 2.993,78 metros de altura - segundo medição feita em 2004 pelo Instituto Militar de Engenharia (INE), em parceria com o IBGE, dentro do projeto Pontos Culminantes do Brasil - ele é considerado o mais alto em todo território brasileiro. Seu nome deriva do fato de que sua parte superior fica praticamente encoberta por espesso nevoeiro durante quase todo o ano.
De São Gabriel da Cachoeira até o pico são aproximadamente sete dias de ida e mais sete de volta com caminhada por trilhas no meio da Floresta Amazônica, onde quem por lá se arrisca deverá levar em sua mochila comida e suprimentos para todo o período, pois nessa região não há qualquer estrutura.  
PICO 31 de MARÇO – segundo maior do país.
Vizinho ao Pico da Neblina é a segunda maior elevação do país, o Pico 31 de Março, com 2.972,66 metros de altura. Plantas de grande porte e vegetação fechada, típicas de florestas equatoriais, são normalmente encontradas até os mil metros de altitude, pois desse patamar em diante, e até os 1.700 metros, são substituídas por árvores de tamanho médio e pequeno, em vegetação mais aberta. Daí para cima prevalece a vegetação rasteira conhecida como ‘vegetação de altitude’ é apenas 21 metros mais baixo que o Pico da Neblina apresenta as mesmas dificuldades de acesso.
A fase Amazônica da Expedição Conectando será a parte mais desgastante, difícil e cansativa da expedição, podendo chegar até seis meses entre pedaladas, remadas e caminhadas.
Exigirá do expedicionário muita concentração, foco, determinação, paciência, força, organização, planejamento e principalmente cuidado, já que fará tudo isso sozinho.
Será uma das maiores expedições na Região Amazônica de um homem só, em uma região sem qualquer estrutura, onde terá que se alimentar de frutos e peixes da floresta, dormirá em rede e barraca no meio da selva entre outros desafios.
O isolamento dessa região obrigará o expedicionário a conviver exatamente com os homens da selva vivem, sem nenhum conforto e com total convívio com a natureza!

ACERVO
Além de expedicionário, Corso escreve suas memórias em forma de poesia e relatos e registra tudo em sua maquina fotográfica o eu lhe permitirá escrever um livro sobre a experiência e fazer uma exposição de fotografias em seu retorno.
Corso Passou três semanas na Ilha do Marajó e hoje está na capital paraense buscando apoio de empresas e reorganizando seu equipamento para partir rumo a mais um longo e desafiador trecho.
Esse será o percurso do nosso expedicionário!

Agora vamos aguardar mais notícias!
Sucesso Angelo!

6 comentários:

  1. Sensacional a ideia da expedicao, mas muito cuidado com a malária! Moro em Manaus há alguns anos e já contraí algumas enfermidades, das quais a pior certamente foi a malária. O Rio Negro (e afluentes) não é composto apenas de pessoas e paisagem. Sugiro arrumar medicamento para levar consigo, se possível, para Plasmodium falciparum. Abraços e desejo a mais excepcional das boas sortes.

    ResponderExcluir
  2. Ei Saci obrigado pelas dicas amigo, toda ajuda é bem vinda, devo chegar em Manaus em agosto, vamos nos comunicando.

    Obrigado pela força

    Angelo Corso
    Expedicionário

    ResponderExcluir
  3. Onde vc se encontra amigo?! Me chamo diego, nos encontramos no meio da transamazônica, lembra?! Estava eu e meu amigo Clark, quando cruzamos na br!
    Sorte, e quando estiver por Manaus, me liga nakele numero!
    abrçs

    ResponderExcluir
  4. Corso, cadê você? Manda notícias, meu irmão. O pessoal aqui no Rio está com saudade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fala meu amigo,
    Beleza?
    Queria saber como vc estah ... Se conseguiu se recuperar da enfermidade.
    Estou recuperando da perna .. Jah consigo até andar. Rs.
    Quando vocês voltam?
    Abraço,
    Gerson.

    ResponderExcluir
  6. Foi muito complicado a ida de santarém até manaus? e até são gabriel??

    abraços

    ResponderExcluir